Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48833
Compartilhe esta página
Título: | Modelagem didática: inclusão de alunos cegos nas aulas de biologia |
Autor(es): | SILVA, Regina Maria da |
Palavras-chave: | Deficiência visual; Inclusão; Modelo didático; Estudo dos tecidos; Escolas públicas |
Data do documento: | 13-Mai-2022 |
Abstract: | A inserção de modelos didáticos está se tornando cada vez mais comum no ambiente escolar através dos professores, estratégias metodológicas e inclusivas que prendem a atenção do aluno, faz com que o processo de ensino aprendizagem se torne mais prazeroso e eficaz. Nos dias atuais, onde muito se fala sobre inclusão pouco se faz, e nós como futuros docentes precisamos promover a inclusão dentro das salas de aulas. O presente trabalho propõe a inserção de um modelo didático para as aulas de ciências do ensino fundamental, confeccionado em uma base de isopor e revestido com variadas texturas em biscuit, afim de representar alguns tipos de tecidos (tecido epitelial, tecido cartilaginoso e o músculo estriado esquelético), que estão presentes no corpo humano. Este recurso, além de facilitar a aprendizagem dos alunos cegos, ele vai permitir a relação do conteúdo teórico ministrado, com as estruturas dos tecidos apresentadas; estrutura essa, totalmente palpável e dinâmica que possibilitará uma aprendizagem mais significativa de alunos com deficiência. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48833 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Regina Maria da.pdf | 881,72 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons